-
Arquitetos: Alonso&Crippa
- Área: 350 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Aluar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em um terreno de largura típica e curto em seu comprimento na cidade de Buenos Aires (8,66 m na frente por 20 m de profundidade), no bairro de Coghlan, caracterizado pelo uso residencial predominantemente de baixa densidade.
O projeto agrupa seis apartamentos modelando um edifício que se comporta de forma híbrida, variando sua organização verticalmente.
Esta organização diferencia dois tipos de apartamentos, que têm como fator comum um dormitório e uma expansão própria que ocupa um terço da área total de cada unidade, promovendo atividades ao ar livre.
Uma circulação comum reduzida e ao ar livre é compactada ao redor do bloco do elevador para definir um pátio elevado no segundo pavimento que fica sob uma árvore no topo que, por sua vez, qualifica e articula o espaço de convivência entre os vizinhos.
O envoltório metálico de opacidade variável regula as trocas entre interior e exterior, modificando seu desempenho de acordo com as condições de luz, as sombras das árvores e a ação de seus ocupantes.